quarta-feira, 3 de março de 2010

e-pólen, Março.

PLANTAS AROMÁTICAS UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE NINHOS POR CHAPIM-AZUL EM MONSANTO

O chapim-azul (Parus caeruleus) é uma pequena ave que nidifica em cavidades, podendo também recorrer a caixas-ninho, como as existentes no Parque Florestal de Monsanto (PFM). Esta espécie, durante a época de nidificação (Março a Julho), utiliza no seu ninho ervas aromáticas com o objectivo de diminuir a carga parasitária das crias.
Com o intuito de estudar este fenómeno, foram monitorizadas caixas-ninho de quatro áreas do PFM – duas áreas de carvalhal e duas de pinhal – durante a época reprodutiva de 2009, com o principal objectivo de identificar os ninhos ocupados por esta espécie e retirar informações relativamente aos parâmetros reprodutores em cada caixa (postura de ovos, nascimento de crias e saída das crias do ninho). No final da época de reprodução, os ninhos de chapim-azul, foram retirados das caixas e estudados, de modo a recolher as plantas aromáticas utilizadas em cada caixa durante a época reprodutiva e eventuais parasitas que se encontrassem nos ninhos.
No final, será objectivo principal deste trabalho relacionar as plantas aromáticas encontradas nos ninhos com as plantas aromáticas identificadas em cada uma das áreas (através da realização de inventários) e, acima de tudo, com o sucesso reprodutivo que estas aves apresentaram durante a época de reprodução em estudo.
O trabalho realizado é parte integrante do Projecto de Monitorização de Avifauna em Ninhos Artificiais na Cidade de Lisboa, no âmbito do Programa da CML de Promoção da Biodiversidade, e os resultados serão divulgados após conclusão da Tese de Mestrado em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
Para mais informações acerca do projecto “Aqui há ninho!” consulte o website
LisboaVerde, onde poderá também ter acesso a outros trabalhos realizados no mesmo âmbito.

In: E-Polen-newsletter dos Espaços verdes-CML

Sem comentários: