domingo, 15 de agosto de 2010

"Guerra" e fogos.

Há dias um amigo, e porque falávamos de blogues, dizia que este blogue parecia estar em "guerra".
Fiquei a pensar nisso.
Este blogue foi criado com o objectivo de defesa e divulgação do Parque Florestal de Monsanto.Foi criado numa altura em que se acreditava que o Parque iria dar um novo salto qualitativo, havia promessas de saída do campo de tiro, por exemplo, as expectativas eram muitas.A intenção, desde o inicio, foi sobretudo a de promoção e divulgação do Parque, seria até um blogue mais fotográfico..
Infelizmente o caminho que se seguiu foi, na opinião deste blogue, na maior parte das vezes o inverso das espectativas criadas e o Parque está hoje bastante mais pobre que há uns tempos atrás.Se projectos anunciados se concretizarem mais grave será e o futuro do parque começará a ser preocupante.E isso tem-se reflectido de maneira muito acentuada neste blogue, que em vez de promover o parque anda sempre a correr atrás do prejuízo e a denunciar aquilo que aqui é considerado inadmissível e na maior parte das vezes completamente desnecessário.Começa mesmo a ser angustiante pois a intenção nunca foi esta e é por vezes justificação para algumas ausências mais prolongadas.
Não há aqui uma "guerra" contra nenhum departamento da CML , muito menos contra alguém em particular, muito longe disso.

O País está a arder , literalmente, recentemente,por exemplo, toda a zona do Pico do Areeiro e Parque ecológico do Funchal , na Madeira, foram completamente consumidas pelas chamas e isso comprova que a aposta fundamental tem que ser na prevenção pois não vale a pena depois chorarmos sobre o leite derramado, como se costuma dizer. Ao ver as noticias do que aconteceu na Madeira e conhecendo o local que ardeu senti uma tristeza enorme e imaginei o que seria se o mesmo acontecesse em Monsanto.Talvez aí se sentisse verdadeiramente a falta que esta mata nos faz.

Ontem, de noite, arderam cerca de 3 mil metros quadrados em Monsanto, felizmente o fogo foi rapidamente apagado.Monsanto tem a sorte de ter um quartel de Bombeiros no seu interior, tem uma boa vigilância, embora já tenha sido melhor, tem utilizadores que olham por ele e estão alerta e está mais ou menos bem preparado para a prevenção deste problema que devasta o País. Ao longo destes anos tem sido feito um bom trabalho na prevenção dos incêndios em Monsanto.
Mas como se tem alertado aqui,(hoje há também um post sobre isso), a mata em muitos lados está suja e isso é um potenciador do aparecimento de incêndios,há que ter o máximo cuidado, para evitarmos o pior.

Este Blogue vai continuar a divulgar as suas potencialidades, a sua beleza, os seus equipamentos, a sua singularidade.Mas vai também continuar a lutar pela sua defesa, sem "guerras" com ninguém, sem ataques pessoais a quem quer que seja, mas com determinação, sempre que seja necessário.

Sem comentários: