domingo, 28 de novembro de 2010

Inaugurado primeiro percurso pedestre homologado em Lisboa

Foi inaugurado esta terça-feira, às 11:30, no Módulo Ambiente (Jardim Vasco da Gama), o primeiro percurso pedestre homologado em Lisboa, «Rota da Biodiversidade».
A cerimónia contou com a presença do Inauguração da Rota da Biodiversidade, na inauguração da rota que liga o Parque Florestal de Monsanto e o rio Tejo, ao longo de 14 km e com 18 pontos de interesse assinalados.
O percurso conta com vários painéis informativos e interpretativos com indicação da fauna e flora existentes nesses locais.

Diario Digital.

Uma boa noticia, sem dúvida.Para quem gosta de andar a pé ou de bicicleta ,para quem gosta de ir para Monsanto e tem medo de se perder tem agora um caminho devidamente assinalado, relativamente fácil e bem delineado.

Tenho duvidas é que este percursos , por si só,  seja um contributo para o aumento da Biodiversidade em Monsanto. Excelentes contributos seriam o abandono definitivo de projectos tão acarinhados pelos espaços verdes, e pela CML em geral, como a transformação do Panorâmico de Monsanto num mega-quartel de bombeiros e protecção civil, excelente contributo seria a inversão na redução das fronteiras do parque como aconteceu recentemente com as obras da REN, sem estudos credíveis,que reduziu o parque em milhares de metros quadrados e abateu centenas de árvores. Contributo sério para a Biodivesidade seria uma regulamentação de um transito completamente inadequado  para o local ,seria acabar de vez com mega-festivais, seria que não se abatessem injustificadamente árvores , seria que se acabasse de vez com o campo de tiro que funciona ilegalmente há mais de três anos.Isto sim seriam bons incentivos para o aumento da Biodiversidade na cidade e em Monsanto.

Esperemos que esta inauguração,bem como alguma reflorestação que vem sendo feita ultimamente, sejam o início de uma mudança e que finalmente Monsanto seja alvo de uma política para a sua valorização, que tanto contribuirá para um aumento da qualidade de vida dos Lisboetas.

Nota: Quanto ao percurso apenas um reparo: Não se compreende que a grande maioria das fotografias constantes dos painéis de informação não sejam do Parque mas sim de outros lugares, bem distantes.

Sem comentários: