segunda-feira, 18 de julho de 2011

Plataforma por Monsanto.



Comunicado de imprensa e recomendação à AML sobre a construção de mais um campo de Rugby em Monsanto.
 
Está neste momento em fase de aprovação a construção de mais um campo de Rugby em Monsanto, desta feita num terreno desafectado do Parque Florestal de Monsanto em 1995. Este terreno, situado bem no interior do Parque Florestal de Monsanto, foi desafectado em favor de uma empresa para a construção de um colégio privado com consequente privatização do espaço público. Desde 1995 que este terreno está votado a um total e desprezível abandono, com consequências altamente nefastas para o mesmo e para toda a envolvente, não tendo sido concretizada nenhuma obra que esteve na origem da sua desafectação por manifesto desinteresse da empresa favorecida com a atribuição do terreno.

O Parque Florestal de Monsanto tem vindo nos últimos anos a sofrer uma delapidação constante e regular da sua área, sendo alvo previsível e fácil para colocar tudo o que não cabe dentro da cidade, tornando-se desta forma num "banco de terrenos", sempre disponível para colocar o que mais convém.

Tendo em conta a importância, por todos reconhecida, que este parque tem para toda a área Metropolitana de Lisboa, na sequência de uma moção aprovada por esta assembleia que declara tolerância zero a mais destruição em Monsanto, tendo em conta a absoluta necessidade de aumentar a área do Parque, o que não acontece há décadas, bem pelo contrário, a Plataforma vem propor a esta a Assembleia o seguinte:

Que promova, com a CML, junto do Governo o retorno deste terreno ao regime Florestal total e a sua reintegração efectiva nessa estrutura tão importante para a qualidade de vida dos Lisboetas e para o ambiente na Cidade de Lisboa que é o Parque Florestal de Monsanto.

Que só permita o corte de árvores por razões fito-sanitárias (das mesmas) ou por estritas razões de manutenção do parque, segundo um plano previamente aprovado e o veredicto de pessoal especializado e habilitado a fazê-lo.

Que não permita a instalação de mais um campo de Rugby, a juntar aos cinco já existentes, nem qualquer outro tipo de construção no local.

A Plataforma por Monsanto

Lisboa 18 de Julho de 2011
__________________________________________________________________
Entidades que fazem parte da Plataforma por Monsanto: Associação dos Amigos e utilizadores do Monsanto; Associação de Moradores do Alto da Ajuda; AMBEX, Associação de Moradores do Bairro do Calhau; QUERCUS; LPN; Grupo Ecológico de Cascais; Clube de Actividades de Ar Livre; Fórum Cidadania Lx; Associação Lisboa Verde; ASPEA; Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, GAIA, Clube Caminheiros de Monsanto, Liga dos Amigos do Jardim Botânico,Grupo dos amigos da Tapada das Necessidades(GATN).


1 comentário:

Anónimo disse...

Atenção, muita atenção...
Parque Florestal de Monsanto Sem polícias Florestais...inédito!!!
dia 23 para 24 de Novembro de 2011, pela primeira vez desde desde a criação de guarda florestal no parque florestal de Monsanto...
Nem 1, sequer...
Em média, com a redução de efectivos, cancelamento de concursos de ingresso à carreira respectiva, e corte de horas na respectiva carreira florestal, o Parque Florestal de Monsanto está à mercê do alheio!!!