quinta-feira, 10 de junho de 2010

GRIFO LIBERTADO PELO LXCRAS AVISTADO EM ESPANHA


Depois de em 2009 termos noticiado a libertação de quatro grifos (Gyps fulvus) recuperados no LxCRAS (ver aqui), recebemos agora a informação de que uma dessas aves foi recentemente avistada por ornitólogos em território espanhol.
O grifo entregue no LxCRAS pelo SEPNA de Vila Franca de Xira, tinha sido encontrado em Camarate, Loures, a 21 de Novembro de 2008, em condições de alguma debilidade. Sendo um juvenil, a ave estaria provavelmente em migração para África, não tendo conseguido obter alimento suficiente para suportar a grande viagem que enfrentava.
Aquando da sua libertação a 10 de Dezembro de 2008 no Parque Natural do Tejo Internacional, próximo de Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, a ave foi marcada com anilha metálica e anilha de cor em PVC com uma inscrição alfanumérica. O seu avistamento foi possível devido a esta anilha que pode ser lida à distância.
O facto de este grifo ter sido observado juntamente com um elevado número de outras aves da mesma espécie, após um período de mais de um ano após a sua libertação, é para o LxCRAS um motivo de grande satisfação, mostrando que se encontra bem integrado na população.
O seguimento de animais libertados pelos centros de recuperação é muito importante para a apreciação do sucesso do seu processo de recuperação e avaliação, fornecendo informações relevantes sobre a sua adaptação ao meio natural. Pode ainda facultar dados úteis para o conhecimento das espécies, sua biologia e ecologia.
Não esqueça: sempre que encontrar um animal selvagem ferido ou debilitado, deverá contactar o ICNB (Tel.: 213 507 900), o SEPNA/GNR (Tel.: 213 217 000; linha SOS Ambiente: 808 200 520), ou o centro de recuperação de fauna mais próximo. A entrega destes animais deve ser feita com a maior brevidade possível para aumentar a probabilidade de êxito da recuperação.
Saiba mais sobre o
LxCRAS.

in E-polen-CML-Junho

Sem comentários: