quinta-feira, 10 de junho de 2010

Projecto "Aqui há ninho!"

Categoria: Ambiente, Educação e Sensibilização, LxCRAS

Projecto educativo da Câmara Municipal "Aqui há ninho!" testemunha nascimento de crias de chapim-real e de trepadeira-comum no Parque Florestal de Monsanto.


O projecto educativo da Câmara Municipal de Lisboa iniciado em 2008 e dirigido sobretudo à comunidade escolar do município, pretende dar a conhecer a avifauna existente na cidade, envolvendo os alunos directamente na conservação e promoção da biodiversidade de Lisboa.
Depois de participarem na construção e colocação de ninhos artificiais na escola, no final de 2009, os alunos e professores iniciaram a sua monitorização, realizando sessões de observação semanais, com recurso aos binóculos disponibilizados no projecto.
Os ninhos artificiais utilizados, também designados por caixas-ninho, são destinados a algumas espécies de aves passeriformes cavernícolas, isto é, que constroem os seus ninhos em cavidades, e foram construídos de modo a permitir a instalação de pequenas câmaras de vídeo aquando da sua ocupação pelas aves.
Ao contrário dos habitats naturais e com pouca intervenção humana onde estas cavidades existem naturalmente, nas cidades e em locais mais humanizados, são geralmente mais escassas. A colocação destes ninhos é assim uma forma de fornecer locais seguros de modo a incentivar a nidificação destas aves, contribuindo para o equilíbrio e enriquecimento do ecossistema.
O “Aqui há ninho!” integra um projecto mais abrangente de monitorização de ninhos artificiais em Lisboa, incluindo os cerca de 1000 existentes no Parque Florestal de Monsanto. Estes ninhos têm sido utilizados há vários anos por aves como os chapins, carriça e trepadeira-comum, como local de abrigo e nidificação. Têm ainda sido objecto de estudo em alguns trabalhos académicos, nomeadamente para a realização de teses de mestrado em Biologia da Conservação.
Dos 65 ninhos colocados nas escolas participantes, já se registou a ocupação em 5 ninhos, pelo que será agora possível aos alunos observarem o seu interior através das imagens de vídeo obtidas em directo.
Veja as imagens aqui
Site CML.

Um projecto muito interessante.Não me canso de elogiar o Lxcras. Monsanto é palco de coisas tão boas e interessantes. Que pena as outras, que continuam a ser permitidas e até apoiadas e incentivadas.Dirão uns que o parque deve ter várias valências, estou de acordo.Mas essas valências deviam ter um limite e o limite deve ser deve ser o de não permitir que se estrague e que se ponha em causa o trabalho sério de tanta gente.

Sem comentários: